terça-feira, 9 de junho de 2009

Contagem regressiva

Um post rapidinho só pra falar dos últimos acontecimentos. Domingo retrasado foi o dia da Mizuno 10 milhas, meus primeiros 16K oficiais. Organização legal, camisetas diferentes para homens e mulheres, mas poucos postos de hidratação para o que eu costumo precisar. Sorte que eu, como uma mulher prevenida, fui bem equipada com meu super cinto de hidratação, no modelito mulher-bomba. Além de água, uma garrafinha com gatorade e dois sachês de gel. No ponto!

O resultado foi legal, dentro do esperado.

Evento: MIZUNO 10 MILHAS 2009 - RIO DE JANEIRO
Número de peito: 737
Categoria: F2529
Equipe: GLOBOSAT
Tempo Final: 01:44:38.75
1ª - VOLTA: 00:50:25.65
2ª - VOLTA: 00:54:13.10
Tempo Bruto: 01:47:48.55
Classificação Total: 1684
Classificação por Categoria: 45
Classificação por Sexo: 334
Pace Médio: 00:06:30.22
Velocidade Média Total: 9,225



E os treinos para a meia continuam. Semana passada foi fraca, mas esta já começou com gás total. Afinal, faltam só 19 dias!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Run, Forest, run!

Ando relapsa com este blog, eu sei. Mas nunca é tarde pra colocar o papo em dia. Da última vez que escrevi aqui, as próximas corridas do meu calendário eram o Circuito de Vênus e a Eco Run, que agora já estão pra trás. Mas vale o balanço.

O Circuito de Vênus foi uma grande decepção, pela organização e pelo meu desempenho. O primeiro erro foi meu e cometido no dia anterior. Fui a um churrasco e enfiei o pé na jaca! Não bebi uma gota de álcool, mas comi tanta carne vermelha que acho que não tinha como ficar pior. Acabei indo dormir pesada e com quase nada de carboidrato no organismo. No dia seguinte, infeliz surpresa ao chegar no Aterro, as tendas estavam colocadas dentro da Marina da Glória e tive que andar um bom pedaço antes de chegar ao evento (normalmente salto do ônibus e já está tudo lá). O espaço da largada era estreito, durante uns 5 minutos a multidão não dispersou, tinha muita gente caminhando e papeando no meio da pista, muito empurra-empurra e, pra completar, um bando de homem intrometido onde não foi chamado! Passei pelo primeiro km num tempo muito acima do planejado e acabei não conseguindo administrar bem depois. O percurso era chato, fiquei muito irritada e acabei a prova arrasada, 5 minutos acima da minha meta. Acontece, bola pra frente.

Aí veio a Eco Run, que me ajudou a superar todo trauma! Me comportei direitinho no dia anterior, com direito a macarrão no jantar e alongamento antes de dormir. Acordei, tomei meu café da manhã e parti no bonde da alegria, junto com todos os meus amiguinhos corredores de Botafogo. Pra começar, as tendas estavam novamente no aterro, como deve ser. Espaço, muito espaço! Diferente da Vênus, fui sem pressão de cumprir tempo, pensei só em dar o meu melhor. Fui até o banner do primeiro km num ritmo confortável e para minha surpresa, quando olhei o relógio, estava abaixo dos 6' (nenhuma maravilha do mundo, mas pra mim é um ritmo legal!). 2° km em 12', 3° em 18' e aí me convenci de que ia terminar a prova em menos de 1 hora. E quando encasqueto com alguma coisa...No último km ainda dei uma apertada no passo e consegui chegar com 59'36". Quebra de recorde pessoal, fiquei muito feliz!

Agora estou exclusivamente dedicada aos treinos para a meia do Rio! Pausa temporária nas cervejinhas de sábado e treinos longões todo fim de semana (com direito a tombos, mas tudo bem). Tenho aumentado as distâncias e já consigo correr 16K tranquila - aliás, domingo agora tem Mizuno 10 milhas, pra esquentar. Durmo e acordo pensando nisso, é muito doido. Não pensava que poderia ficar tão ansiosa por uma corrida! O problema depois vai ser encontrar um outro objetivo como este, corre o risco de ficar um vazio existencial! hehehe. Pra quem tinha dúvida sobre o percurso, a largada é na Praia do Pepê mesmo, taí o simpático mapinha do da prova, que não me deixa mentir.

E por último, porém não menos importante, não podia deixar de registrar que conquistei mais um membro pro meu clube amigas-corredoras! Carlinha Dominguinhas topou o convite e
estreiou na Vênus. Correu a Eco Run também e agora vai fazer o revezamento da Mizuno, já bombando nos 8K! Muito orgulho de você amiga! Na meia do ano que vem tamos juntas!


Lou, minha primeira companheira, Dominguinhas, Cris e Bia, nossa mascote!

quinta-feira, 26 de março de 2009

O que vem por aí

Enquanto a tão esperada meia maratona não chega - e é até bom que demore um pouquinho pra dar tempo de eu me preparar - vou treinando e me inscrevendo para outras corridas que vem por aí. As próximas serão o Cicuito de Vênus, só para meninas, e a Eco Run, que tem a proposta de incentivar os ideais de desenvolvimento sustentável no esporte.

Da Eco Run eu participei no ano passado (inclusive, foi a minha primeira corrida!), mas no Circuito de Vênus acabei não conseguindo me inscrever e fiquei de fora. A inscrição é cara (R$ 70,00), mas como a Globosat vai patrocinar, neste ano estarei lá.O evento é cheio das atrações - rolam palestras com nutricionistas, médicos e treinadores, aulão de yoga, massagens, teste de pisada, etc, etc e tal - e o kit é cheio das frescurinhas - duas camisetas, toalhinha, bolsa e medalha de pingente. Pra completar, no dia da retirada, você pode customizar sua camiseta com cristais (!!!???), bem mulherzinha mesmo!

Então, aproveitando o gancho, faço o convite: amigas não-corredoras, não acham que essa é uma boa oportunidade para vocês começarem a dar corridinhas por aí? Tem percurso de 5k, possivelmente alcançável nesse mês que temos pela frente até o dia do evento. Tenho certeza que vocês iam amar! Quem me acompanha?

terça-feira, 24 de março de 2009

A corrida que começa com a brincadeira

Na última corrida que participei, o André levou as crianças até o Aterro para andarem de patins. Foi divertido, encontrei com eles na chegada, fomos pra tenda da Globosat, ficamos ali com aquele monte de corredores satisfeitos e eles puderam sentir um pouco da boa energia que tem o evento. Depois, indo pra casa, já calçados com os seus tênis, a diversão era outra: brincar com a medalha que eu havia ganho. Primeiro, eles me perguntaram em que lugar eu tinha chegado, aí eu expliquei que todos que completavam a prova ganhavam aquela medalha, simplesmente por terem conseguido chegar até o final. Depois, eles passaram o resto da manhã fingindo que eram corredores e pendurando medalhas no pescoço.

Eu acho legal crianças terem o exemplo do esporte em casa e poderem praticar desde pequenos. A Julia e o Artur fazem judô, capoeira e jogos aquáticos na escola, mas já tem criança correndo por aí. Na Runner´s deste mês saiu uma matéria sobre a corrida infantil, mostrando os motivos para colocar seu filho pra correr e quais os cuidados você deve ter para isso nunca deixar de ser saudável.

Motivos: aprender a lidar emocionalmente com o esporte, desenvolver a capacidade de socialização, incorporar o esporte ao dia-a-dia, aprender a respeitar as regras e os adversários, desenvolver o senso de realização pessoal.

Cuidados: ajudar a criança a ter expectativas reais realistas em relação ao esporte, não projetar as suas expectativas ou frustrações na criança, fazer uma avaliação postural antes do início da prática e não deixá-lo exagerar.

Na verdade, acho que tantos os motivos quanto estes cuidados servem para a prática de qualquer esporte durante a infância, mas é legal saber que a corrida também pode ser uma opção. Tanto é, que vários organizadores de eventos para adultos já incluem na programação um dia dedicado às crianças. A Corrida das Academias da Caixa e a São Sebastião, por exemplo, já têm sua versão kids. Nela, além da competição, que varia de 50 metros (para crianças de 4 anos) até 800 metros (para adolescentes de 13 e 14 anos), os pequenos podem aproveitar também cama elástica, oficina de pipas, mesa de frutas e outras atrações. Uma manhã divertida e saudável.

Eu apoio!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Admirável mundo novo parte 2: meia-maratona lá vou eu!

Pois é, não estou brincando! Depois de ser estimulada por colegas da equipe de corrida, que já tinham se inscrito na meia-maratona de junho, hoje foi a minha vez! Eu já tinha planos de correr a meia este ano, mas a ideia (sem acento, conforme as novas normas), era fazer a de novembro, com tempo de sobra para me preparar. Porém, ansiosa como sou, quando vi que tinha gente que corre como eu se inscrevendo, tratei de lançar o questionário pro treinador pra saber se tinha mesmo condições. Apoio dado e esclarecidos os sacrifícios para chegar até lá, fui me animando. Fiquei amadurecendo a possibilidade com uma certa dúvida se deveria mesmo me comproter com um volume de treino maior, quase que sentindo uma preguiça antecipada...Mas a pulga já estava atrás da orelha.

Aí as coisas começaram a conspirar a meu favor - fiz os 10K de domingo confortavelmente (eu sempre li que a pessoa podia pensar em tentar a meia depois que corresse 10K na boa) e a minha querida revista Runners mensal veio dedicada ao meu momento, com uma enorme matéria falando sobre as vantagens de se preparar para os 21K (ainda não está disponível no site deles, mas depois coloco o link aqui). Tinha ainda uma outra que perguntava o seu objetivo com a corrida e eles indicavam que tipo de prova era melhor pra você. O meu é resistência e emagrecimento, adivinhem o que eles me indicam! Não teve mais jeito, encasquetei de vez e logo cedo fiz minha inscrição.

Ainda paro pra pensar que não tenho noção do que é correr 21K...Correr da Praia do Pepê a Praia do Flamengo, aquele percurso que mesmo de carro demora tanto! É muita coisa mesmo e tendo a achar que posso não conseguir. Mas nessas horas, lembro que até 10 meses atrás eu não corria nem pra pegar ônibus e que tudo nessa vida é uma questão de prática e treino, um dia a gente chega lá. E o meu dia é 28 de junho, exijo torcida com pompons, faixas e cornetas, podem preparar a farofa!

E pra quem quiser me acompanhar na correria: http://www.maratonadorio.com.br/

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Admirável mundo novo

Ontem descobri, através de uma cara que conheci na auto-escola, que correr uma maratona não é nada! Já tinha reparado que ele usa um boné de uma tal de Ultra Maratona 135, mas não sabia do que se tratava até ontem, quando ele me explicou e disse que na próxima quinta já parte para participar da prova. Um mundo novo! Fiquei de queixo caído e resolvi pesquisar.

" Com uma distância de 135 Milhas (217 Km) a serem percorridos em até 60 horas a BR 135 Ultra é considerada a prova mais difícil do Brasil. Toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, esta prova criada pelo ultramaratonista Mario Lacerda, acontece no trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé, a BR 135 Ultra está em sua quarta edição.

O Caminho da Fé é o berço dessa corrida. A BR 135 Ultra faz parte da Copa do Mundo de Corridas de 135 Milhas -"BAD135 World Cup" - uma iniciativa da empresa americana AdventureCorps promotora da corrida Badwater 135 no Deserto do Vale da Morte na Califórnia - USA que é dirigida por Chris Kostman. Esta Copa do Mundo de corridas em ambientes de máxima dificuldade já é considerada a série mais difícil do planeta e é formada pelas provas:

Badwater Ultramarathon - Corrida no Deserto
Arrowhead Ultramarathon - Corrida no Gelo
BR 135 Ultramarathon - Corrida nas Montanhas.

A BR 135 Ultra é extremamente difícil porque é toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiquiera, e apenas 20 dos 217 km de toda a corrida são planos. O atleta ao longo da prova "sobe e desce" um Monte Everest, com um total de mais de 10Kms de subida e aproximadamente 9 km de descida acumuladas."

Gente, vocês entenderam? Em três dias a pessoa corre 217 km, o equivalente a 5 maratonas mais 7km! Quando ele me contou como era, minha primeira curiosidade foi saber como ele treina pra isso...Simples! Além dos muitos quilômetros diários no plano, todo fim de semana ele faz um percurso começa em Botafogo, passa pelo Jardim Botânico, Horto, Paineras, Santa Teresa e vários outros lugares com subidas e descidas, difíceis de se correr. É uma preparação física que não consigo me imaginar tendo.

Sinceramente, não fiquei com vontade de experimentar...Só de pensar em correr uma maratona já me cansa, imaginem cinco! Mas achei admirável, admirável mesmo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Vamo que vamo!

Como adoro um planejamento, estava super ansiosa pela divulgação do calendário de corridas do ano que, enfim, saiu! Quando comecei a correr, em junho do ano passado, fui me inscrevendo para o que ainda dava tempo, no impulso e sem saber direito como funcionava. Acabei não correndo todas que eu gostaria, como, por exemplo, o Circuito de Vênus, que lotou e eu fiquei de fora, as corridas de outono e verão da Adidas, a Fila Night Run e por aí vai.

Agora vai ser diferente! Quero repetir as corridas de 2008, participar das que tive vontade mas não rolaram, experimentar uma de revezamento e, quem sabe, tentar uma de percurso mais longo.

A primeira do ano (São Sebastião) já vai ser na próxima terça. E aí embaixo estão as outras eleitas até o momento. Talvez ainda tenha alguma alteração de data, mas já estou satisfeita com o panorama geral!

08/03 - Adidas Outono
03/05- Eco Run
14/06- Mizuno 10 milhas
26/07- Adidas Inverno
08/08- Fila Night Run
25/10- Adidas Primavera
01/11- Circuito Venus
06/12- Adidas Verão

E aí, quem me acompanha?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O duro retorno

Depois da 10k do Rio cheguei a treinar mais uma vez (voltinha na Lagoa), mas depois acabei perdendo o ritmo. Coisas pra fazer, dias de folga com o marido não-corredor, choppinhos múltiplos impedindo os treinos do dia seguinte e por aí vai. Resultado: duas semanas sem exercício e atacando a geladeira!

Tinha certeza que a volta seria difícil, sempre é. Quando você fica um tempo assim, fazendo só coisas legais e comendo o que quer, você percebe que a vida pode ser mais divertida! Avaliem as situações e me digam o que é melhor: 1) acordar de madrugada pra correr, ir trabalhar, sair cansada, encarar a academia de noite e terminar o dia com um sanduíche de pão integral, queijo minas e peito de peru. 2) passar o dia inteiro na praia, comer doce de sobremesa, pegar um cinema de tarde e tomar um chopp depois, com direito a pastéis. Alguém tem dúvida?

Porém, férias para a disciplina não podem durar para sempre. Tem uma hora que o corpo, por incrível que pareça, pede arrego e começa a sentir falta de exercício de de uma comidinha saudável. Claro que o certo é aprender a equilibrar, pra não ter que ir de um extremo ao outro... Não é porque tá de folga que precisa deixar de correr ou então comer doce todos os dias, mas pra mim é muito difícil, papo de projeto pra uma vida inteira. Enquanto isso, vou levando assim.

Ano virado e aniversário bem comemorado, era hora de tomar vergonha na cara e voltar ao batente. Terça-feira, o grande dia. Não tão grande assim, porque de manhã chovia muito e tive que deixar a corrida para de noite, na esteira, o que considero bem pior. Não me concentro direito no exercício, conto os minutos e fico angustiada pra acabar logo, o que não costuma a acontecer quando corro ao ar livre. Mas tudo bem, faz parte. Foram apenas 30 infinitos minutos, o suficiente pra perceber que duas semanas parada fazem muita diferença!

Ontem foi dia de musculação e hoje de corrida na praia. 6km sofridos! A impressão que dá é que nunca vou voltar ao fôlego anterior. Nesses casos não adianta sair fazendo todas as aulas de uma vez pra recuperar o tempo perdido, tem que voltar aos pouquinhos mesmo. O problema é que dia 20 tem São Sebastião e não sei se dou conta. Meu treinador jura que sim, então estou me obrigando a acreditar nele e treinar para isso. Haja disposição!