sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Admirável mundo novo

Ontem descobri, através de uma cara que conheci na auto-escola, que correr uma maratona não é nada! Já tinha reparado que ele usa um boné de uma tal de Ultra Maratona 135, mas não sabia do que se tratava até ontem, quando ele me explicou e disse que na próxima quinta já parte para participar da prova. Um mundo novo! Fiquei de queixo caído e resolvi pesquisar.

" Com uma distância de 135 Milhas (217 Km) a serem percorridos em até 60 horas a BR 135 Ultra é considerada a prova mais difícil do Brasil. Toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, esta prova criada pelo ultramaratonista Mario Lacerda, acontece no trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé, a BR 135 Ultra está em sua quarta edição.

O Caminho da Fé é o berço dessa corrida. A BR 135 Ultra faz parte da Copa do Mundo de Corridas de 135 Milhas -"BAD135 World Cup" - uma iniciativa da empresa americana AdventureCorps promotora da corrida Badwater 135 no Deserto do Vale da Morte na Califórnia - USA que é dirigida por Chris Kostman. Esta Copa do Mundo de corridas em ambientes de máxima dificuldade já é considerada a série mais difícil do planeta e é formada pelas provas:

Badwater Ultramarathon - Corrida no Deserto
Arrowhead Ultramarathon - Corrida no Gelo
BR 135 Ultramarathon - Corrida nas Montanhas.

A BR 135 Ultra é extremamente difícil porque é toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiquiera, e apenas 20 dos 217 km de toda a corrida são planos. O atleta ao longo da prova "sobe e desce" um Monte Everest, com um total de mais de 10Kms de subida e aproximadamente 9 km de descida acumuladas."

Gente, vocês entenderam? Em três dias a pessoa corre 217 km, o equivalente a 5 maratonas mais 7km! Quando ele me contou como era, minha primeira curiosidade foi saber como ele treina pra isso...Simples! Além dos muitos quilômetros diários no plano, todo fim de semana ele faz um percurso começa em Botafogo, passa pelo Jardim Botânico, Horto, Paineras, Santa Teresa e vários outros lugares com subidas e descidas, difíceis de se correr. É uma preparação física que não consigo me imaginar tendo.

Sinceramente, não fiquei com vontade de experimentar...Só de pensar em correr uma maratona já me cansa, imaginem cinco! Mas achei admirável, admirável mesmo.

6 comentários:

Danonices disse...

molezinha, amiga

Paulo Monnerat disse...

quantos tênis são gastos nessa corridinha aí?

Fernanda disse...

pô, eu subo e desço a lopes quintas diarimentente...
acho que já tô suficientemente preparada pra essa mega maratona aí.

Natália Berger disse...

DEUS ME LIVRE!!!!!!!

Gil Guigon disse...

Fale a verdade Fabi, nem cogitou a possibilidade de um dia, quem sabe talvez, tentar?! Como você mesmo disse, imagine percorrer cinco maratonas!

Diana Gondim disse...

gente, fabi, que que é isso???? meu deeeeus!! Imaginar um cara desses assim, andando nas ruas do rio feito gente normal e a gente nem desconfia!! ahahahah parabéns!! também não consigo nem de perto imaginar isso!

xuxuzinho, queria te mandar um beijo muito especial. Nem preciso dizer porque né? vamos nos ver em breve para DAR RISADAS!! decidi que se a escolha não está na minha mão, só me resta escolher seguir em frente... =)

beijocas!!