terça-feira, 24 de março de 2009

A corrida que começa com a brincadeira

Na última corrida que participei, o André levou as crianças até o Aterro para andarem de patins. Foi divertido, encontrei com eles na chegada, fomos pra tenda da Globosat, ficamos ali com aquele monte de corredores satisfeitos e eles puderam sentir um pouco da boa energia que tem o evento. Depois, indo pra casa, já calçados com os seus tênis, a diversão era outra: brincar com a medalha que eu havia ganho. Primeiro, eles me perguntaram em que lugar eu tinha chegado, aí eu expliquei que todos que completavam a prova ganhavam aquela medalha, simplesmente por terem conseguido chegar até o final. Depois, eles passaram o resto da manhã fingindo que eram corredores e pendurando medalhas no pescoço.

Eu acho legal crianças terem o exemplo do esporte em casa e poderem praticar desde pequenos. A Julia e o Artur fazem judô, capoeira e jogos aquáticos na escola, mas já tem criança correndo por aí. Na Runner´s deste mês saiu uma matéria sobre a corrida infantil, mostrando os motivos para colocar seu filho pra correr e quais os cuidados você deve ter para isso nunca deixar de ser saudável.

Motivos: aprender a lidar emocionalmente com o esporte, desenvolver a capacidade de socialização, incorporar o esporte ao dia-a-dia, aprender a respeitar as regras e os adversários, desenvolver o senso de realização pessoal.

Cuidados: ajudar a criança a ter expectativas reais realistas em relação ao esporte, não projetar as suas expectativas ou frustrações na criança, fazer uma avaliação postural antes do início da prática e não deixá-lo exagerar.

Na verdade, acho que tantos os motivos quanto estes cuidados servem para a prática de qualquer esporte durante a infância, mas é legal saber que a corrida também pode ser uma opção. Tanto é, que vários organizadores de eventos para adultos já incluem na programação um dia dedicado às crianças. A Corrida das Academias da Caixa e a São Sebastião, por exemplo, já têm sua versão kids. Nela, além da competição, que varia de 50 metros (para crianças de 4 anos) até 800 metros (para adolescentes de 13 e 14 anos), os pequenos podem aproveitar também cama elástica, oficina de pipas, mesa de frutas e outras atrações. Uma manhã divertida e saudável.

Eu apoio!

6 comentários:

Anônimo disse...

A postura está muito boa pra ser vc ... :)

Natália Berger disse...

hahahahahahahaha
MUITO fofos!!!!

Danonices disse...

os mais lindos do mundo!

Anônimo disse...

Gostei, família unida, jamáis será vencida!!!
EHEHEH!!!!

flavia disse...

Gostei, família unida, jamáis será vencida!!!
EHEHEH!!!!

Anônimo disse...

Anônima é sua Dinda caduca!!!
rssss