domingo, 9 de novembro de 2008

O drama do fim de semana

Pra mim, o mais difícil de fazer dieta, é passar pelo fim de semana. O normal é eu ficar de boca fechada durante a semana e começar a afrouxar na sexta-feira, o que já é sabido que não adianta de nada. Pra emagrecer mesmo, não tem essa de fim de semana não, a boca tem que ficar trancada de segunda a segunda, foda. Da última vez que eu fui na nutricionista, ela disse que em hipótese nenhuma eu poderia beber alcóolicos e comer chocolate, que se eu tivesse muita, mas muita vontade, poderia encarar uma barrinha de cacau, de 15 em 15 dias. "15 em 15 dias?" Ela só pode estar brincando, pensei. "Doutora esse cardápio é muito bonito e tal, mas na prática o buraco é mais embaixo..."Na hora fiquei com muita raiva, o que ela quer, acabar com a minha vida social? Sinceramente, não sou do tipo que leva na boa sair pra tomar chopp com os amigos e pede um suco, me tira um pouco do humor. Abrir mão do chocolate, então, i-m-p-o-s-s-í-v-e-l. Mas é isso aí, não é pra ser moleza, só academia não faz milagre, a escolha tem que ser feita.

Sendo muito sincera, eu faço o máximo que posso. Sábado levantei às 08h, enquanto o meu marido preguiçava feliz na nossa confortável cama. Dia normal de dieta, banana amassada com farelo de aveia e um pãozinho com requeijão light de café da manhã, modelito corredora, tênis e rua. Fui feliz para mais um dia de treino com a quebra do meu próprio récorde: 7km corridos! Voltei pra casa orgulhosa e pensando que não valia nada a pena comer bobagens só porque era sábado e botar todo o meu esforço a perder. Almocei arroz, salmão grelhado e saladão, lindo! De tarde, bateu aquela vontade de chocolate...Pergunto a vocês: comi uma caixa inteira de bombom??? Não!!! Apelei para a minha mais nova e fiel amiga barrinha de cacau, que merece um parêntese. Eu nunca fui muito fã de chocolate amargo, então não achei que fosse me adaptar a ela. Porém, ela tem quebrado um galhão. Claro que não é um Lindt - na verdade, nem um Nestlé - mas segura a onda legal e tem menos gordura que as barras normais. Comprei um monte no Mundo Verde pra ter sempre uma na despensa em momentos de crise. Essa é da Doce Vida, 70% cacau.

Passei um dia digno de aplausos, mas nada é perfeito. De noite tive uma festa à fantasia num barco, todos felizes, bebendo e comendo. Se arrependimento matasse...Duas fatias de pão a metro, cheias de maionese! Gostaria muito de acreditar que eles se preocupam com a saúde alheia e fizeram oa sandubas com maionese light, mas difícil, muito difícil. Paciência, ninguém é de ferro. Nessas horas, eu penso que mesmo uma dieta rígida tem seus momentos de excessão, é uma questão de equilíbrio. O importante é que sejam só momentos, bem poucos, de preferência, e que no dia seguinte você volte ao que era antes, sem essa de pensar que já colocou tudo a perder. Devagar, mas sempre.

4 comentários:

Danonices disse...

adoro ter uma amiga blogueira!!!!!!!!! sabe o q eu decidi hj, faybys, q vou tentar comecar a correr por aqui, ou pelo menos dar umas andadas. fazer umas experiencias sobre como eh se exercitar no ar gelado. quem sabe eu posso ateh colaborar com seu blog. beijooooo

Unknown disse...

Também tô adorando essa sua nova fase, mas sinto saudade de quando a gente ia do Bar do Adão comer pastel e tomar chope. Nunca mais??

E aposto 1 pound que a Maíra não vai evoluir nessa experência de se aventurar fazendo exercício debaixo da neve. Amiga, entenda, não estou dizendo que você não é capaz... É que te conheço bem... e sei que isso é quase impossível! Mas que isso sirva de estímulo!

Fernanda disse...

fabi, super apóio dietas, mas sem neuras, né????
culpa é que não rola!
seja feliz comendo seu pão a metro (e duas fatias só? socorro!) e tomando sua cervejinha!
se não vou achar que minha amiga foi abdusida por um robô marombeiro e fixado em emagrecer!!!!
viva ao meio termo!

Danonices disse...

coé, carla duvidando de mim nos blogs alheios!!!