sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Admirável mundo novo

Ontem descobri, através de uma cara que conheci na auto-escola, que correr uma maratona não é nada! Já tinha reparado que ele usa um boné de uma tal de Ultra Maratona 135, mas não sabia do que se tratava até ontem, quando ele me explicou e disse que na próxima quinta já parte para participar da prova. Um mundo novo! Fiquei de queixo caído e resolvi pesquisar.

" Com uma distância de 135 Milhas (217 Km) a serem percorridos em até 60 horas a BR 135 Ultra é considerada a prova mais difícil do Brasil. Toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, esta prova criada pelo ultramaratonista Mario Lacerda, acontece no trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé, a BR 135 Ultra está em sua quarta edição.

O Caminho da Fé é o berço dessa corrida. A BR 135 Ultra faz parte da Copa do Mundo de Corridas de 135 Milhas -"BAD135 World Cup" - uma iniciativa da empresa americana AdventureCorps promotora da corrida Badwater 135 no Deserto do Vale da Morte na Califórnia - USA que é dirigida por Chris Kostman. Esta Copa do Mundo de corridas em ambientes de máxima dificuldade já é considerada a série mais difícil do planeta e é formada pelas provas:

Badwater Ultramarathon - Corrida no Deserto
Arrowhead Ultramarathon - Corrida no Gelo
BR 135 Ultramarathon - Corrida nas Montanhas.

A BR 135 Ultra é extremamente difícil porque é toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiquiera, e apenas 20 dos 217 km de toda a corrida são planos. O atleta ao longo da prova "sobe e desce" um Monte Everest, com um total de mais de 10Kms de subida e aproximadamente 9 km de descida acumuladas."

Gente, vocês entenderam? Em três dias a pessoa corre 217 km, o equivalente a 5 maratonas mais 7km! Quando ele me contou como era, minha primeira curiosidade foi saber como ele treina pra isso...Simples! Além dos muitos quilômetros diários no plano, todo fim de semana ele faz um percurso começa em Botafogo, passa pelo Jardim Botânico, Horto, Paineras, Santa Teresa e vários outros lugares com subidas e descidas, difíceis de se correr. É uma preparação física que não consigo me imaginar tendo.

Sinceramente, não fiquei com vontade de experimentar...Só de pensar em correr uma maratona já me cansa, imaginem cinco! Mas achei admirável, admirável mesmo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Vamo que vamo!

Como adoro um planejamento, estava super ansiosa pela divulgação do calendário de corridas do ano que, enfim, saiu! Quando comecei a correr, em junho do ano passado, fui me inscrevendo para o que ainda dava tempo, no impulso e sem saber direito como funcionava. Acabei não correndo todas que eu gostaria, como, por exemplo, o Circuito de Vênus, que lotou e eu fiquei de fora, as corridas de outono e verão da Adidas, a Fila Night Run e por aí vai.

Agora vai ser diferente! Quero repetir as corridas de 2008, participar das que tive vontade mas não rolaram, experimentar uma de revezamento e, quem sabe, tentar uma de percurso mais longo.

A primeira do ano (São Sebastião) já vai ser na próxima terça. E aí embaixo estão as outras eleitas até o momento. Talvez ainda tenha alguma alteração de data, mas já estou satisfeita com o panorama geral!

08/03 - Adidas Outono
03/05- Eco Run
14/06- Mizuno 10 milhas
26/07- Adidas Inverno
08/08- Fila Night Run
25/10- Adidas Primavera
01/11- Circuito Venus
06/12- Adidas Verão

E aí, quem me acompanha?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O duro retorno

Depois da 10k do Rio cheguei a treinar mais uma vez (voltinha na Lagoa), mas depois acabei perdendo o ritmo. Coisas pra fazer, dias de folga com o marido não-corredor, choppinhos múltiplos impedindo os treinos do dia seguinte e por aí vai. Resultado: duas semanas sem exercício e atacando a geladeira!

Tinha certeza que a volta seria difícil, sempre é. Quando você fica um tempo assim, fazendo só coisas legais e comendo o que quer, você percebe que a vida pode ser mais divertida! Avaliem as situações e me digam o que é melhor: 1) acordar de madrugada pra correr, ir trabalhar, sair cansada, encarar a academia de noite e terminar o dia com um sanduíche de pão integral, queijo minas e peito de peru. 2) passar o dia inteiro na praia, comer doce de sobremesa, pegar um cinema de tarde e tomar um chopp depois, com direito a pastéis. Alguém tem dúvida?

Porém, férias para a disciplina não podem durar para sempre. Tem uma hora que o corpo, por incrível que pareça, pede arrego e começa a sentir falta de exercício de de uma comidinha saudável. Claro que o certo é aprender a equilibrar, pra não ter que ir de um extremo ao outro... Não é porque tá de folga que precisa deixar de correr ou então comer doce todos os dias, mas pra mim é muito difícil, papo de projeto pra uma vida inteira. Enquanto isso, vou levando assim.

Ano virado e aniversário bem comemorado, era hora de tomar vergonha na cara e voltar ao batente. Terça-feira, o grande dia. Não tão grande assim, porque de manhã chovia muito e tive que deixar a corrida para de noite, na esteira, o que considero bem pior. Não me concentro direito no exercício, conto os minutos e fico angustiada pra acabar logo, o que não costuma a acontecer quando corro ao ar livre. Mas tudo bem, faz parte. Foram apenas 30 infinitos minutos, o suficiente pra perceber que duas semanas parada fazem muita diferença!

Ontem foi dia de musculação e hoje de corrida na praia. 6km sofridos! A impressão que dá é que nunca vou voltar ao fôlego anterior. Nesses casos não adianta sair fazendo todas as aulas de uma vez pra recuperar o tempo perdido, tem que voltar aos pouquinhos mesmo. O problema é que dia 20 tem São Sebastião e não sei se dou conta. Meu treinador jura que sim, então estou me obrigando a acreditar nele e treinar para isso. Haja disposição!