quinta-feira, 26 de março de 2009

O que vem por aí

Enquanto a tão esperada meia maratona não chega - e é até bom que demore um pouquinho pra dar tempo de eu me preparar - vou treinando e me inscrevendo para outras corridas que vem por aí. As próximas serão o Cicuito de Vênus, só para meninas, e a Eco Run, que tem a proposta de incentivar os ideais de desenvolvimento sustentável no esporte.

Da Eco Run eu participei no ano passado (inclusive, foi a minha primeira corrida!), mas no Circuito de Vênus acabei não conseguindo me inscrever e fiquei de fora. A inscrição é cara (R$ 70,00), mas como a Globosat vai patrocinar, neste ano estarei lá.O evento é cheio das atrações - rolam palestras com nutricionistas, médicos e treinadores, aulão de yoga, massagens, teste de pisada, etc, etc e tal - e o kit é cheio das frescurinhas - duas camisetas, toalhinha, bolsa e medalha de pingente. Pra completar, no dia da retirada, você pode customizar sua camiseta com cristais (!!!???), bem mulherzinha mesmo!

Então, aproveitando o gancho, faço o convite: amigas não-corredoras, não acham que essa é uma boa oportunidade para vocês começarem a dar corridinhas por aí? Tem percurso de 5k, possivelmente alcançável nesse mês que temos pela frente até o dia do evento. Tenho certeza que vocês iam amar! Quem me acompanha?

terça-feira, 24 de março de 2009

A corrida que começa com a brincadeira

Na última corrida que participei, o André levou as crianças até o Aterro para andarem de patins. Foi divertido, encontrei com eles na chegada, fomos pra tenda da Globosat, ficamos ali com aquele monte de corredores satisfeitos e eles puderam sentir um pouco da boa energia que tem o evento. Depois, indo pra casa, já calçados com os seus tênis, a diversão era outra: brincar com a medalha que eu havia ganho. Primeiro, eles me perguntaram em que lugar eu tinha chegado, aí eu expliquei que todos que completavam a prova ganhavam aquela medalha, simplesmente por terem conseguido chegar até o final. Depois, eles passaram o resto da manhã fingindo que eram corredores e pendurando medalhas no pescoço.

Eu acho legal crianças terem o exemplo do esporte em casa e poderem praticar desde pequenos. A Julia e o Artur fazem judô, capoeira e jogos aquáticos na escola, mas já tem criança correndo por aí. Na Runner´s deste mês saiu uma matéria sobre a corrida infantil, mostrando os motivos para colocar seu filho pra correr e quais os cuidados você deve ter para isso nunca deixar de ser saudável.

Motivos: aprender a lidar emocionalmente com o esporte, desenvolver a capacidade de socialização, incorporar o esporte ao dia-a-dia, aprender a respeitar as regras e os adversários, desenvolver o senso de realização pessoal.

Cuidados: ajudar a criança a ter expectativas reais realistas em relação ao esporte, não projetar as suas expectativas ou frustrações na criança, fazer uma avaliação postural antes do início da prática e não deixá-lo exagerar.

Na verdade, acho que tantos os motivos quanto estes cuidados servem para a prática de qualquer esporte durante a infância, mas é legal saber que a corrida também pode ser uma opção. Tanto é, que vários organizadores de eventos para adultos já incluem na programação um dia dedicado às crianças. A Corrida das Academias da Caixa e a São Sebastião, por exemplo, já têm sua versão kids. Nela, além da competição, que varia de 50 metros (para crianças de 4 anos) até 800 metros (para adolescentes de 13 e 14 anos), os pequenos podem aproveitar também cama elástica, oficina de pipas, mesa de frutas e outras atrações. Uma manhã divertida e saudável.

Eu apoio!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Admirável mundo novo parte 2: meia-maratona lá vou eu!

Pois é, não estou brincando! Depois de ser estimulada por colegas da equipe de corrida, que já tinham se inscrito na meia-maratona de junho, hoje foi a minha vez! Eu já tinha planos de correr a meia este ano, mas a ideia (sem acento, conforme as novas normas), era fazer a de novembro, com tempo de sobra para me preparar. Porém, ansiosa como sou, quando vi que tinha gente que corre como eu se inscrevendo, tratei de lançar o questionário pro treinador pra saber se tinha mesmo condições. Apoio dado e esclarecidos os sacrifícios para chegar até lá, fui me animando. Fiquei amadurecendo a possibilidade com uma certa dúvida se deveria mesmo me comproter com um volume de treino maior, quase que sentindo uma preguiça antecipada...Mas a pulga já estava atrás da orelha.

Aí as coisas começaram a conspirar a meu favor - fiz os 10K de domingo confortavelmente (eu sempre li que a pessoa podia pensar em tentar a meia depois que corresse 10K na boa) e a minha querida revista Runners mensal veio dedicada ao meu momento, com uma enorme matéria falando sobre as vantagens de se preparar para os 21K (ainda não está disponível no site deles, mas depois coloco o link aqui). Tinha ainda uma outra que perguntava o seu objetivo com a corrida e eles indicavam que tipo de prova era melhor pra você. O meu é resistência e emagrecimento, adivinhem o que eles me indicam! Não teve mais jeito, encasquetei de vez e logo cedo fiz minha inscrição.

Ainda paro pra pensar que não tenho noção do que é correr 21K...Correr da Praia do Pepê a Praia do Flamengo, aquele percurso que mesmo de carro demora tanto! É muita coisa mesmo e tendo a achar que posso não conseguir. Mas nessas horas, lembro que até 10 meses atrás eu não corria nem pra pegar ônibus e que tudo nessa vida é uma questão de prática e treino, um dia a gente chega lá. E o meu dia é 28 de junho, exijo torcida com pompons, faixas e cornetas, podem preparar a farofa!

E pra quem quiser me acompanhar na correria: http://www.maratonadorio.com.br/